7 DICAS PARA QUEM VAI DAR AULAS PELA PRIMEIRA VEZ !

Vai começar a dar aulas ou formação pela primeira vez?

A ansiedade e o medo estão a tomar conta de si?

Este artigo é para si.

Todos sabemos que a responsabilidade de construir uma imagem credível enquanto responsável pelo ensino é fundamental para que se criar o ambiente propício ao trabalho e à troca de saberes. Assim, a primeira imagem, no primeiro dia de aulas, é crucial para que as restantes sejam frutíferas.

Aqui ficam 7 dicas simples para apaziguar a sua ansiedade e garantir o sucesso do seu primeiro dia de aulas.

1. Planeie antecipadamente as suas aulas

É crucial saber o que dar,  que material utilizar e que técnicas de aprendizagem seleccionar. As aulas têm, obrigatoriamente, que ser preparadas com antecedência: conteúdos, estrutura, tempo necessário, atividades. Não confie no seu poder de improviso, nomeadamente nos primeiros dias, quando ainda não está familiarizado com o tema e  com o seu grupo em particular.

Crie ou adquira conteúdos consistentes e aposte na inovação. A monotonia é o pior inimigo da boa aprendizagem e interesse.

Quebre momentos de monotonia com atividades e perguntas aos alunos.

2. Ensaie

Uma forma de criar autoconfiança em relação à sua postura é o treino. Antes mesmo de se apresentar publicamente, fale para o espelho ou para alguém conhecido. Se puder grave a sessão ou peça alguém para fazer uma crítica e para lhe dar indicações de posturas e oportunidades que poderá rentabilizar e outras que deverá melhorar ou mudar.

Experimente variar tons de voz… interiorize que a repetição e a enfatização de determinados assuntos é fundamental para que os seus alunos fixem a matéria.

3. Prepare-se psicológicamente

É muito natural que seja assolado por uma crise de pânico, um medo desmensurado, na véspera do primeiro dia de aulas.

Crie algumas estratégias e alternativas para poder contornar esse nervosismo, usando técnicas de relaxamento, truques para saber onde colocar as mãos entre outras técnicas que lhe tragam confiança e transformem o medo do fracasso num aliado.

4. Defina objectivos concretos e credíveis

Tome consciência de que você não é uma biblioteca ou qualquer outro depósito de conteúdos e conhecimento.

Naturalmente que deverá ter conhecimentos e domínio sobre o tema que lecciona, porém, não é por saber tudo que terá mais ou menos credibilidade. Dizer “não sei mas vou tentar saber!” é uma forma credível de ajudar o seu aluno e de não se desmentir ou induzir em erro… Antes de mostrar conhecimento mostre que é de confiança.

5. Seja o líder da turma, desde o primeiro instante

Lembre-se: o profissional de ensino é A autoridade. Esteja preparado para ser colocado à prova pelo seu grupo de alunos/formandos: eles gostam de testar os limites do formador/professor.

Antes mesmo de demonstrar que é a autoridade da sala de aulas, terá mesmo que reconhecer isso dentro de si. Se for condescendente com determinado tipo de atitudes (falar alto, por exemplo), está a abrir precedentes para que todos o façam, sempre que lhes apetecer. É importante ser você a liderar os limites do razoável.

Porém, veja bem as armas que utiliza. É igualmente importante preservar boas relações om os alunos, caso o grupo pode vir a tornar-se num pesadelo para si.

Construa desde o primeiro momento uma relação baseada no respeito, na confiança e na disponibilidade para o seu público.

6. Coloque-se no lugar do outro

Regrida ao tempo em que era você o aluno e tente lembrar-se de professores que o marcaram pela positiva e pela negativa. Esclareça as razões que levaram a gostar ou detestar determinado professor e determinada disciplina.

7. Supere as suas limitações emocionais

Poderá ter caracteristicas de personalidade que atrapalhem a sua profissão. Nem todos somos descarados, desenrascados etc. Porém se, no inicio da carreira, investir o maior tempo possivel na sua profissão isso vai ajuda-lo a reconhecer as suas fraquezas e a saber contorna-las em seu próprio benefício. Depois, com o tempo, tudo se tornará mais fácil.

Sente-se mais confiante? Então boa sorte e sucesso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s